RÁDIO ZELLO FM CE - MUSICAL LIVRE 24 NO AR - APERTE EM PLAY E ESCUTE NOSSA RÁDIO.

Quantos dias já se passaram de 2024

Quantos dias faltam para 2025

28/10/2015

40 Municípios Do Piauí tem pessoas doentes por comerem carne de tatu. Contraíram micose pulmonar

Um total de 40 municípios do Piauí já registrou mais de 100 casos de micose pulmonar, transmitida por um fungo que reside no solo. O fungo fica depositado no tatu, animal silvestre muito consumido e comercializado e que, ao ser capturado por seres humanos, transmite a doença.


“Esses casos são uma mescla, entre o manejo do tatu e escavação de poços tubulares”, explica Fabiano Pessoa, médico veterinário e responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No Piauí, é comum, sobretudo nas estradas no Sul do Estado, o comércio ilegal de caças como o tatu e outros animais silvestres. O manejo e consumo do animal, além de crime ambiental, podem transmitir diversas doenças para os seres humanos.

O Ibama faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de microbio transmissor da hanseníase.

Além disso, o tatu ainda é reservatório da Doença de Chagas e de outras verminoses. No Piauí, ainda não há registros comprovados de casos de hanseníase que tenham ligação com o manejo e consumo do tatu.

“Não temos porque não há pesquisas conclusivas nesse campo ainda. Mas estamos fazendo esse alerta, justamente para que possamos nos prevenir para que casos venham acontecer”, diz Fabiano Pessoa.

Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, pelo pesquisador Richard W. Truman, comprovou que cerca de um terço dos casos de hanseníase que aparecem a cada ano no país é resultado do contato com tatus infectados. No Brasil, um estudo semelhante foi realizado no Espírito Santo e mais de 90% dos casos analisados na rede hospitalar no Estado estavam relacionados à manipulação do tatu.

O Ibama alerta ainda sobre a existência de mais de 150 doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa, conhecidas como zoonoses. Pelo menos 70% das doenças infecciosas, como gripe e Aids, podem ser transmitidas de animais para humanos, mas no caso da hanseníase, um aspecto diferenciado é que a transferência do bacilo pode se dá nas duas direções.

Esses animais, quando em seu habitat natural, exercem papel importante no processo de manutenção do equilíbrio ambiental, sendo pequenas as chances de transmissão de suas doenças aos seres humanos. No entanto, quando adquirido do tráfico e levado as residências, o risco de contaminação por inúmeros agentes infecciosos assume níveis elevados, devido ao contato direto entre o ser humano e animal silvestre.

As ações de combate ao tráfico são atividades cotidianas do Ibama, Polícia Ambiental, secretarias de Meio Ambiente e Polícia Rodoviária Federal. Em 2011, foram capturados e entregues voluntariamente 1689 animais. O número é superior ao ano passado, que contabilizou 1.335 animais.

Desse total, a grande maioria é de aves (84%), seguidos por répteis e mamíferos. Fabiano Pessoa explica que entre as aves mais comuns estão os papagaios, periquitos, jandaia e pássaros de canto. Entre os répteis, o jabuti é o mais comum e os macacos são os mamíferos mais frequentemente capturados.

Nota do Olhar Animal: As pessoas ignoram (ou preferem ignorar) que o consumo de bois, porcos, frangos, etc. também causa danos à saúde, malefícios estes ocultados pela indústria com a conivência de muitos profissionais da área de saúde e do Poder Público. Mas lamentável é que a maioria das pessoas só se preocupe com os problemas causados a si próprias e desconsidere os danos causados aos animais. Não há justificativa para isto. 

Primeira fonte dessa Matéria: Quer saber mais?  Clique aqui
Segunda fonte dessa Matéria: Quer saber mais?  Clique aqui

22/10/2015

Chinesa dá à luz dentro de avião que seguia para os Estados Unidos.

Um chinesa grávida de quase 32 semanas deu à luz uma menina dentro de um voo que seguia de Taipei para Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo o “Daily Mirror”, após seis horas de voo ela comunicou aos comissários de bordo que a bolsa havia estourado.
Por sorte, havia um médico a bordo que ajudou no nascimento da menina. Um passageiro filmou o momento, logo após o parto, em que uma aeromoça segura a menina no colo e fica emocionada. "Nosso avião teve que fazer um pouso de emergência no Alasca porque uma mulher deu à luz uma menina enquanto estávamos no ar! Eu vi a coisa toda, incrível! Milagre do nascimento! Ela estava sozinha, mas graças a Deus a tripulação entrou em cena e havia um médico a bordo", escreveu o passageiro.
O piloto do avião fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Ted Stevens Anchorage, nos Estados Unidos, onde a mãe e o bebê foram levados para o hospital. Ela tinha dado à luz cerca de 30 minutos antes de o avião aterrissar na pista.
 
O avião seguiu para Los Angeles com três horas de atraso. Segundo a China Airlines, mulheres que

ainda não tem 32 semanas de gestação são tratadas como passageiras normais e, por isso, ela foi autorizada a voar. A companhia aconselha que as mulheres consultem seus médicos antes de embarcar.
Segundo o “China Post”, a nacionalidade do bebê dependerá da certidão de nascimento emitida pelo hospital. Ela nasceu no espaço aéreo dos Estados Unidos num avião chinês.


Fonte dessa Matéria: Quer saber mais? Clique aqui   

Ex-vocalista da Banda Líbanos, Marquinhos Mattos é flagrado pedindo esmola

Meu Deus olha só onde Ele chegou...

Uma História de Sucesso, um talento desperdiçado. As duas frases podem resumir Marquinho Mattos. Dono de uma voz inconfundível e com sucessos como "palavras", "o que passou, passou", "brigas", "sai solidão", "renascerá" entre outras ele teve passagem de sucesso pelas Bandas Tropykalia e Líbanos, sua ultima.

Marquinhos foi visto pedindo esmolas
Desde ontem o facebook bombou no perfil do fã Adegildo Silva, morador de Sergipe. Um amigo seu passava pela cidade de Catu-BA, quando flagrou Marquinho em um Bar pedido esmola. Fotografou e envio ao amigo em Sergipe, querendo saber se o mesmo conhecia? Era o vocalista.

“Galera Vcs não devem reconhecerem essa figura mas é o ex vocalista da banda Líbanos .Colega de trabalho encontrou ele aqui em Catu.BA . Quem poder compartilha ele precisa muito de ajuda...e conhecido como marquinhos. ....” escreveu Adegildo Silva. A postagem teve mais 3.600 compartilhamentos.

O Em Foco conseguiu falar por telefone com Ricardo Daris, amigos de Adegildo. Ele disse que o amigo já foi de encontro a Marquinhos Mattos (inclusive já postou uma foto).  “Um amigo do Adegildo Silva viu um homem pedindo esmolas ... Daí o Marquinhos até perguntou de onde ele era e ele falou que era do Ceará... E o Marquinhos perguntou se ele não estava o conhecendo? Falou que era ex-cantor da Banda Líbanos... esse amigo pediu pra tirar as fotos e mandou pro Adegildo... Com isso eu fiquei muito triste e falei para o Adegildo postar, fazer qualquer coisa pra ver ser repercute e quem sabe alguém possa o ajudar.... Sabemos que ele estava internado no hospital, e mora com a mãe’ Escreveu Ricardo.

Adegildo publicou uma foto há uma hora, já com o cantor em Catu-BA. Os fãs criaram uma página no facebook e pedem ajuda a empresários.

Os amigos não são do meio artístico, apenas fãs, mas buscam divulgar a informações e, quem sabe, levar de volta aos palcos a voz que consagrou uma época de forró romântico em duas das maiores bandas daquele momento.

Fonte dessa Matéria: Quer saber mais? Clique aqui

17/10/2015

Pendrive 'assassino' frita computador em apenas alguns segundos...

Você chega à sua mesa no trabalho e se depara com um pendrive sobre o teclado. Liga seu computador, espeta o aparelho no USB para ver o que há dentro dele, e de repente seu PC não funciona mais. Você pode ter sido vítima de uma das pegadinhas mais cruéis que a tecnologia pode oferecer: o USB Killer.

O dispositivo foi revelado ao mundo em março deste ano pelo pesquisador russo conhecido como “Dark Purple”, e agora ganhou uma nova versão ainda mais mortal. Segundo seu criador, O USB Killer 2.0 é capaz de fritar praticamente qualquer dispositivo com uma interface USB.

O aparelho se disfarça como um pendrive, mas ele não tem o menor intuito de guardar arquivos. Sua única função é armazenar energia para descarregá-la de volta no computador (ou outro dispositivo com porta USB), potencialmente queimando a máquina. A nova versão usa o dobro da tensão do que a anterior para fazer seu estrago. Você pode vê-lo em ação abaixo:


O texto original explicava que, ao conectar o aparelho na porta USB do computador, um conversor DC/DC invertido carrega os capacitores a -110 volts (agora a -220 volts). Ao chegar nessa medida, o conversor é desligado, ao mesmo tempo que é aberto um transistor que descarrega a tensão na porta USB. Quando a carga fica baixa, o conversor volta a funcionar, até que o estrago esteja completo.

A explicação acima pode parecer muito técnica, mas o resumo da obra é simples. Em termos leigos, o aparelhinho acumula carga do computador e descarrega de volta no computador com o intuito de queimar tudo que for possível. Ao devolver a tensão para a fonte de energia, o USB Killer é capaz de queimar o processador e a placa-mãe do computador. No entanto, é improvável que o HD seja afetado, o que significa que o processo não é o mais indicado para quem tem a intenção de eliminar informações de um computador.

Fonte dessa Matéria Olhar Digital:  Quer saber mais? Clique aqui

USP vai entregar pílula contra câncer pelo correio

Com câncer renal, a professora Alba Zilahi quer acesso à pílula, mas não pretende desistir da quimioterapia

© Fornecido por Estadão Com câncer renal, a professora Alba Zilahi quer acesso à pílula, mas não pretende desistir da quimioterapia


Com o aumento da procura e a correria ao câmpus de São Carlos (SP), a Universidade de São Paulo (USP) resolveu enviar pelo correio a partir de agora a fosfoetanolamina sintética, substância que muitos pacientes acreditam ser capaz de combater o câncer. Com isso, os doentes beneficiados até agora por 742 liminares terão de aguardar a fórmula em casa. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica pretende apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a distribuição.

A procura ocorre no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), que nesta sexta-feira, 16, divulgou um comunicado e uma cartilha com perguntas e respostas para orientar as pessoas. O material diz que ninguém deve ir buscar a substância no câmpus, mesmo quem obteve autorização judicial. “O IQSC será notificado da liminar por oficial de Justiça e encaminhará a substância via Sedex/AR no endereço constante na petição inicial. O serviço do correio será cobrado do destinatário”, diz a nota.

O instituto informa ainda que a encomenda “não é acompanhada de bula ou informações sobre eventuais contraindicações e efeitos colaterais”. E ressalta que “não dispõe de médico e não pode orientar nem prescrever a utilização da referida substância”. Também garante não possuir “dados sobre a eficácia no tratamento dos diferentes tipos de câncer em seres humanos”.

Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Evanius Wiermann diz que a entidade pretende procurar o STF para tentar reverter a distribuição. “Estamos nos movimentando para tentar sensibilizar o Supremo Tribunal Federal (STF). O que nos preocupa é o uso de uma droga sem segurança comprovada. Essa situação está criando uma jurisprudência para que qualquer pessoa use uma substância que não tem comprovação científica.”

Polêmica

A fosfoetanolamina foi estudada pelo professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, que era ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros. Na ocasião, segundo o IQSC, algumas pessoas chegaram a usar a substância como medicamento, o que era permitido pela legislação. Daí teriam surgido as primeiras informações de que a fórmula combateria o câncer.

Desde o ano passado, qualquer droga experimental somente pode ser testada com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um homem chegou a fabricar a substância em casa e acabou preso.

O instituto informou ainda que não distribui a fosfoetanolamina, porque a USP não assumiu a titularidade das pesquisas de Chierice. Entretanto, como tem capacidade de produção, o IQSC tem sido obrigado pela Justiça a fazer a droga sintética. A substância não foi testada clinicamente. O criador diz que chegou a acionar a Anvisa e não obteve retorno.

Já o órgão divulgou nota nesta semana para garantir que nunca foi procurado para qualquer análise.

Segundo Chierice, o organismo produz a fosfoetanolamina. “O que fizemos foi sintetizar isso, em alto nível de pureza e em grande concentração.” Ele tem a patente da fórmula no Brasil.

Diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Hoff afirma que os estudos clínicos são essenciais para que a vida dos pacientes não seja colocada em risco. “O estudo determina os efeitos colaterais, a melhor administração e as indicações de medicação. Isso vale para um antibiótico e para um remédio contra o câncer. É o que dá noção de eficácia e segurança para ser usado.”

De acordo com Felipe Ades, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, uma substância não pode ser considerada um medicamento sem que estudos em seres humanos sejam feitos. “Isto não é uma burocracia, ou uma exigência legal, isto faz parte do processo científico que visa a produzir medicamentos verdadeiramente eficazes”, disse Ades. “A fosfoetanolamina não é, atualmente, uma opção de tratamento contra o câncer”, concluiu.

Justiça

O assunto também chegou ao governo. Uma paciente de câncer abordou o governador Geraldo Alckmin durante visita ao interior pedindo para que liberasse a substância. Nas redes sociais, advogados se colocam à disposição de quem deseja pedir uma liminar.

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia suspendido as liminares favoráveis à retirada da substância, a pedido da USP, mas depois liberou a distribuição, pois um paciente derrubou o veto no Supremo. O Estado procurou o Ministério Público Estadual, que informou não ter nenhum processo sobre o caso.

‘É a indústria do desespero’, diz oncologista

Gilberto Amorim, oncologista clínico do Grupo Oncologia D’Or, diz que abandonar o tratamento convencional para experimentar a fórmula da pílula de fosfoetanolamina sintética pode trazer sérios prejuízos aos pacientes. “As pessoas não sabem os efeitos colaterais e podem deixar de fazer um tratamento que vai ser curativo em troca da indústria do desespero.”

Foi a opção feita pelo analista de sistemas José Luiz Neves Morales Sanchez, de 49 anos, que desde terça-feira está tomando as cápsulas de fosfoetanolamina. Diagnosticado com um câncer na coxa em 2013, ele já foi operado, mas a doença atingiu os pulmões. Sanchez conheceu a substância em setembro deste ano e decidiu não iniciar um tratamento com quimioterapia para poder testar o produto.

“Foi a decisão da minha vida, porque eu acredito muito na substância. Conversei com pessoas que se curaram. Não vou fazer a quimioterapia, pois a cápsula trabalha com o sistema imunológico em boas condições”, diz. Ele afirma ter consciência de que não há comprovação científica de que o produto é eficaz, mas diz que não teme efeitos colaterais nem complicações. Mesmo assim, o analista de sistemas afirma que pretende fazer exames no próximo mês para verificar o progresso do tratamento alternativo. “Depois disso, vou tomar uma nova decisão.”

Nesta semana, mais mil pessoas chegaram a ir à USP em um único dia na tentativa de conseguir as cápsulas, sendo formadas filas e distribuídas senhas. A quantidade entregue a cada paciente é suficiente para cerca de 20 dias e a universidade afirma não ter condições de “produzir a substância em larga escala para atender às liminares”.

A professora Alba Zilahi, de 63 anos, já pensa em entrar na Justiça para conseguir a liminar. Ela tem um câncer renal que se espalhou para os ossos. “Estou fazendo tratamento desde 2012. Mas pretendo continuar a quimioterapia para ver como os dois tratamentos vão funcionar juntos.”

Fonte dessa Matéria: Pra Saber Mais Clique aqui

12/10/2015

Descubra do que é feito o catarro

Descubra do que é feito o catarro, a cera do ouvido e outros fluídos do nosso corpo

Todos os dias nossos corpos produzem uma infinidade de substâncias. Algumas delas tem a função de lançar os produtos das atividades de nossas células para fora do nosso organismo. Conheça um pouco mais sobre os fluídos do nosso corpo.



Todos os dias nossos corpos produzem uma infinidade de substâncias. Algumas delas tem a função de lançar os produtos das atividades de nossas células para fora do nosso organismo como o catarro e o pus. Formalmente, o “catarro” é chamado de secreção nasal. O catarro tem importantes funções de defesa imunológica. Além de aprisionar os microorganismos que entram no nosso corpo quando respiramos, ele contém proteínas com atividade bactericida, como a lisozima e anticorpos tipo A.

Cera de ouvido

Já a cera de ouvido, formalmente conhecida como cerúmen, é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo. Ela é produzida em pequenas quantidades, e sai espontaneamente. Têm função antimicrobiana, ou seja, protege contra as bactérias devido ao seu pH ser levemente ácido, eliminando grande parte das bactérias que invadem nossos ouvidos.

Lágrima

Um dos fluídos que também não poderia deixar de ser mencionado é a lágrima. Esse é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais nas pálpebras superiores do olho humano para lubrificar e limpar o olho.

Xixi

No caso da urina, ela é o resultado da filtragem do sangue nos rins. O metabolismo celular gera vários subprodutos, muitos ricos em nitrogênio, que precisam ser eliminados da corrente sanguínea. Estes subprodutos são eventualmente expelidos do corpo em um processo conhecido como micção ou popularmente conhecido como “fazer xixi”.

Fonte dessa Matéria: Quer saber mais? Clique aqui


http://www.curiosoelegal.com/search/label/Curiosidades

Algumas pessoas são os alvos preferidos dos mosquitos

Os mosquitos preferem atacar você do que outras pessoas? A ciência explica o motivo de você ser o alvo preferido desses insetos e por que outras pessoas podem ser consideradas verdadeiros repelentes humanos.

Você não estava errado em pensar que os mosquitos tem suas preferências na hora de picar as pessoas. Investigadores do Reino Unido e dos Estados Unidos parecem ter encontrado uma possível solução para esse mistério irritante relacionado a preferência desses insetos que gostam de nos atacar. Quantas vezes você já ouviu a seguinte frase: “Parece que os mosquitos gostam mais de mim!”? Bom, foi descoberto que um fator genético faz com que determinado tipo de pessoas sejam o alvo preferido desses insetos.

Um estudo promovido pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres em colaboração com a Universidade de Nottingham e Universidade da Flórida estudou esse fenômeno. Os cientistas descobriram que um componente genético relacionado ao nosso odor nos faria mais ou menos atraentes para os mosquitos.

Em um estudo anterior publicado no “PLoS One”, é mostrado que as pessoas que são menos atraentes para os mosquitos produzem um espécie de repelente natural e isso aparentemente é algo transmitido através dos nossos genes. Após uma série de experimentos com 18 gêmeos idênticos e 19 gêmeos não idênticos, os investigadores concluíram que os gêmeos idênticos foram mais atraentes para os mosquitos, o que sugere que os genes desempenham um papel importante quando se trata da “atração” dos mosquitos.

O estudo também determinou que as fêmeas dos mosquitos preferem o cheiro de certas pessoas quando decidem se alimentar para reproduzir. Por exemplo, as mulheres grávidas são mais atraentes para os mosquitos da malária na África, enquanto pessoas com muita massa corporal também são mais atraentes para os mosquitos e pernilongos.

O principal autor do estudo, James Logan explica que “a investigação do mecanismo genético por trás da atração dos insetos como mosquitos pode ajudar a desenvolver maneiras melhores para nos manter seguros de picadas de insetos e as doenças que podem ser transmitidas através de picadas “.

Entender o que faz com que o mosquito ataque uma pessoa e não ataque outra irá “desenvolver maneiras de controle de mosquitos além de desenvolver novas maneiras de repelir  esses insetos”, observa Logan.

Fonte dessa Matéria: quer saber mais? Clique aqui   

Em breve você poderá trocar a bateria do celular em casa; entenda

 Olhar Digital > Produtos e Reviews > Em breve você poderá trocar a bateria do celular em casa; entenda                               ...

Zap Elder e Nativa Fm E Na Jane

Assista ao debate com os candidatos à Presidência da República – na Record 30-09-2018

TeraBox