RÁDIO ZELLO FM CE - MUSICAL LIVRE 24 NO AR - APERTE EM PLAY E ESCUTE NOSSA RÁDIO.

Quantos dias já se passaram de 2024

Quantos dias faltam para 2025

30/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Acumulada Para Hoje Terça - Feira Dia 31 De Janeiro De 2012

O Brasil Participou Pela Primeira Vez Das Olimpíadas Em Que Ano??

<<< Um Pouco Mais Sobre Essa Curiosidade >>>
A primeira edição dos Jogos Olímpicos aconteceu no ano de 1896 em Atenas, Grécia, mas o Brasil participou apenas na competição de 1920, na cidade belga de Antuérpia, após convite do Comitê Olímpico Internacional. Ao todo foram três medalhas conquistadas, com muito esforço, superação e empecilhos que começaram desde a viagem de ida.

Apesar de já criado, o Comitê Olímpico Brasileiro ainda não atuava devido à Segunda Guerra Mundial, então coube à Confederação Brasileira dos Desportos (CBD) selecionar 21 competidores que viajaram a bordo do navio Curvello, cedido pelo Governo Federal. Nesta edição dos jogos pela primeira vez foi hasteada a bandeira olímpica e também aconteceu a estréia do juramento dos atletas.

Na ocasião em que o navio aportou na Ilha da Madeira o comandante se deu conta que só conseguiria chegar a Bélgica em cinco de agosto, sendo que as competições começariam no dia 22 de julho. Apesar da preocupação dos atletas, a Embaixada brasileira em Portugal concedeu recursos para que a delegação viajasse de trem até e chegasse a tempo.

Como a equipe brasileira de tiro não tinha armas para participar das provas, os americanos emprestaram seu equipamento e curiosamente os canarinhos venceram os atletas da terra do Tio Sam. Na prova coletiva o Brasil faturou a medalha de bronze na pistola livre, Afrânio Costa levou a prata na pista livre 50m e o tenente Guilherme Paraense ficou com o ouro no tiro rápido. A delegação nacional participou ainda das competições de natação; remo e pólo aquático e saltos ornamentais.



O Brasil Participou Pela Primeira Vez Das Olimpíadas Em 1920
A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

28/01/2012

Comunicado Importante Super Noite


Boa Noite Amigos Favor Nunca Clicar Em Nada Sem Antes Perguntar Se A Pessoa Mandou Mesmo, Ou Qual Quer Suspeito Em E-Mail Favor Não Abrir . Exemplo Olha Que Foto Linda !! Tal Empresa Te Mandou Um E-mail Muito Importante !! , Cuidado Isso Pode Muito Bem Ser Virus !! Não Abrar



25/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Acumulada Para Hoje Quinta - Feira Dia 26 De Janeiro De 2012

Qual Refeição Preferida Das Andorinhas:??


<<<< Falando Um Pouco Mais Sobre Esse Lindo Pássaro>>>> 

As andorinhas são um grupo de aves passeriformes da família Hirundinidae. A família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. As andorinhas caçam insectos no ar e para tal desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas. Medem cerca de 13 cm (comprimento) e podem viver cerca de 8 anos.


Reprodução

As fêmeas fazem uma postura de 4 ou 5 ovos, que depois são incubados durante cerca de 23 dias. Passado o tempo da incubação, nascem os jovens, cuja alimentação é feita por ambos os progenitores. Quando a temperatura baixa, as andorinhas juntam-se em bando e vão à procura de locais da Europa mais quentes, indo também para o norte de África. Depois, quando a temperatura volta a subir, por volta da primavera, regressam novamente. Constroem as suas casas perto do calor, em pequenos ninhos normalmente colados ao tecto.

Tamanho e esperança de vida

As andorinhas medem cerca de 13 cm (comprimento) e podem viver cerca de 8 anos.

Etimologia

"Andorinha" se originou do termo latino hirundine[1]


Num Único Dia, Uma Andorinha Come 2 Mil Moscas.


A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

23/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Acumulada Para Hoje Terça - Feira Dia 24 De Janeiro De 2012

Por Quantas Horas O Bicho Preguiça Dorme Por Dia:??

<< Falando Um Pouco Mais Sobre Esse Bichinho Que É Preguiso Mesmo >>>












A preguiça, também chamada bicho-preguiça, [1], aígue[2] e cabeluda[3], é um mamífero da ordem Xenarthra (anteriormente chamada de Edentata ou Desdentada), a mesma dos tatus e tamanduás, pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos). Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (a embaúba, conhecida, por isto, como árvore-da-preguiça).
De hábitos solitários, a preguiça tem, como defesa, sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de catorze horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução, dá apenas uma cria. Apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a onça-pintada.

Distribuição geográfica

Distribuição do gênero Bradypus: Verde=B. variegatus, Azul=B. tridactylus, Vermelho=B. torquatus
As preguiças vivem apenas nas matas do continente americano e estão divididas em seis espécies diferentes, que podem ter dois ou três-dedos nas patas anteriores.
Apesar de ocuparem o mesmo nicho ecológico, dificilmente se verifica a presença dos dois gêneros em uma mesma área.
No Brasil, existem as seguintes espécies de três-dedos:
Em 2001, foi descoberta uma nova espécie no Panamá: a preguiça-anã (B. pygmaeus).
A preguiça-de-dois-dedos (Choloepus didactylus) é encontrada da América Central até São Paulo, no Brasil.
A preguiça-real (Choloepus hoffmanni) vive nas florestas tropicais, desde a Nicarágua até o Brasil Central.

Aparência


Choloepus sp.
São animais de porte médio (cerca de 3,5 a seis quilogramas quando adultas), de coloração geral cinza, tracejada de branco ou marrom-ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. A pelagem pode parecer esverdeada graças às algas que se desenvolvem na sua pelagem e que servem de alimento para as lagartas de determinadas espécies de mariposa, que vivem associadas aos bichos-preguiça.
O pelo cresce em sentido diferente dos demais mamíferos, isto é, cresce do ventre em direção ao dorso. Essa adaptação se dá ao fato da preguiça passar quase o tempo todo de cabeça para baixo, o que ajuda a água da chuva a correr sobre o corpo do animal.
Possuem membros compridos, corpo curto, cauda curta e grossa, adaptados para o seu modo de vida (sempre pendurados em galhos da copa de árvores altas).
Possuem de oito a nove vértebras cervicais, o que lhes possibilita girar a cabeça 270 graus sem mover o corpo. Seus movimentos são sempre muito lentos e costumam dormir cerca de catorze horas por dia, por isso receberam o nome.
A sua temperatura corporal é sempre muito próxima à do ambiente, sendo por isso considerados animais homeotérmicos imperfeitos.

Dieta: As preguiças alimentam-se de folhas novas de um número restrito de árvores, dentre as quais se conhecem a embaúba, a ingazeira, a figueira e a tararanga. O estômago dos bichos-preguiça é um tanto semelhante ao dos animais ruminantes, pois é dividido em quatro compartimentos e contém uma rica flora bacteriana, que permite a digestão inclusive de folhas com alto teor de compostos naturais tóxicos.

Os dentes das preguiças não têm esmalte, por isso só se alimentam de brotos e folhas. Estão sempre crescendo devido ao contínuo desgaste. Por não ter incisivos, a preguiça parte as folhas usando seus lábios duros.
Podem também se nutrir lambendo as algas que crescem em seus pêlos.
As preguiças nunca bebem água pois a quantidade que elas necessitam para viver é absorvida do próprio alimento, através das paredes intestinais, durante o processo de digestão.

Reprodução: A gestação da preguiça dura quase onze meses. O recém-nascido mede de vinte a 25 centímetros e pesa de cerca de 260 a 320 gramas. As fêmeas dos bichos-preguiça carregam o filhote nas costas e ventre durante aproximadamente os nove primeiros meses de vida. Durante esse período, a mãe protege o filhote, enquanto ele se prepara para sobreviver sozinho no ambiente da mata.


A Expectativa De Vida Para Uma Preguiça Varia De Trinta A Quarenta Anos.

Hábitos: Preferem viver em árvores altas, com copa volumosa e densa e muitos cipós, onde se penduram usando as garras que, embora possam parecer assustadoras, praticamente não servem para nenhuma defesa, devido à lentidão dos seus movimentos. Graças a essa lentidão, à sua coloração e ao fato de permanecerem na copa de árvores muito altas, é muito difícil enxergar as preguiças na mata. Mesmo assim, elas têm predadores naturais, como a Harpia, as onças e algumas serpentes.

Várias espécies de besouro e ácaro se alimentam das fezes das preguiças e usam esses animais principalmente como transporte (forésia).
Urinam e defecam apenas a cada sete ou oito dias, sempre no chão, próximo à base da árvore em que costuma se alimentar. Com isso, há uma reciclagem dos nutrientes contidos nas folhas ingeridas pelo animal, que são parcialmente devolvidos à árvore através dos seus dejetos.
Apesar de lentas em terra, as preguiças são excelentes nadadoras.

A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações
A Preguiça Movimenta-Se De Noite E Dorme De Dia (Mais De Dezoito Horas Sempre). Tem Um Pescoço Que Pode Virar Até 180 Graus. Assim, Não Precisa Mexer O Corpo Para Olhar O Que Está Acontecendo Ao Seu Redor.

22/01/2012

Saiu A Lista Das Vítimas Do Tiroteio Em Escola De Realengo, No Rio De Janeiro


12 CRIANÇAS MORRERAM EM ATAQUE NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA (7).
ATIRADOR SE MATOU APÓS SER ALVEJADO POR POLICIAL EM ESCOLA DA ZONA OESTE.

Do G1 RJ
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio informou que 12 crianças, 10 meninas e 2 meninos, morreram no ataque a uma escola em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na quinta-feira (7). Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, atirou contra alunos em salas de aula, foi atingido por um policial e, segundo a polícia, suicidou-se em seguida. Abaixo, saiba mais sobre as vítimas do atirador:
Luiza Paula da Silveira, 14 anos
Luiza Paula da Silveira (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Luiza Paula da Silveira (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Luiza estava no 8º ano do Ensino Fundamental e sonhava em ser modelo fotográfico. "Ela adorava tirar fotos e colocar no Orkut", contou a tia dela, Cristiane da Silva Machado Gomes. Luiza era fã de Ivete Sangalo. "Tem uma música da Ivete, que fala em sol, terra, mar, que ela adorava. E essa música dizia: 'Quando a chuva passar...' Parece que ela sabia o que ia acontecer, e ela queria deixar essa mensagem. Acho que é essa música que vai ajudar a consolar a gente."
A estudante fazia aulas de inglês e adorava ir à academia de ginástica. "Ela estava malhando com a prima, que é minha filha. As duas estavam querendo ficar em forma para o aniversário de 15 anos dessa minha filha", disse a tia.
Karine Chagas de Oliveira, 14

Karine Lorraine Chagas de Oliveira (Foto: G1)
Karine Lorraine Chagas de Oliveira (Foto: G1)
Karine era uma menina muito carinhosa, de acordo com Ana Paula Oliveira dos Santos, tia da estudante. Ela diz que a sobrinha vivia com a avó desde pequena. "Minha mãe está em estado de choque. Ela cria a Karine desde dois anos de idade", conta.
A aluna do 8º ano da Escola Municipal Tasso da Silveira tinha acabado de começar a praticar atletismo na Escola Militar, em Sulacap.
"Ela fazia atletismo em um curso oferecido pela PM. Na seman que vem, ela iria pariticpar de uma prova no Estádio Célio de Barros, no Maracanã", conta Débora Martins, tia de Karine. "Ela era botafoguense, mas gostava muito do Neymar (jogador do Santos e da seleção brasileira)", acrescenta. "Para continuar praticando atletismo, ela precisava se esforçar na escola. E estava empolgada, tirando boas notas", complementou.
Larissa dos Santos Atanázio, 13

Larissa dos Santos Atanázio, vítima do atirador em Realengo (Foto: Reprodução)
Larissa dos Santos Atanázio (Foto: Reprodução)
Larissa era uma menina muito brincalhona, simpática e inteligente. Assim Daniele Azevedo define a prima que foi vítima do atirador na escola em Realengo.
Segundo Daniele, Larissa, que aparece na foto ao lado posando de modelo, estudava na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, há dois anos. "Ela gostava muito de ir à aula."
Rafael Pereira da Silva, 14

Rafael Pereira da Silva (Foto: G1)
Rafael Pereira da Silva (Foto: G1)
A foto ao lado mostra a imagem de Rafael em uma camiseta feita em homenagem ao jovem estudante, outra vítima da chacina. O pai, Carlos Mauricio Pinto, se emociona ao lembrar do filho. Rafael era aluno do 9º ano da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. Ele foi um dos dois meninos mortos pelo atirador. As outras dez vítimas assassinadas eram meninas.
"Pela quantidade de pessoas que vieram ao enterro, vocês podem ver que ele era muito querido", disse Wagner Assis da Silva, de 35 anos, irmão de Rafael. "Ele estava tirando o CPF para trabalhar como menor-aprendiz, em uma rede de supermercados. Ele já queria ganhar o dinheirinho dele", acrescentou. "Ele era mais caseiro, jogava muito no computador e gostava de rock. Ele ouvia muito a banda Linkin Park", finalizou.
Samira Pires Ribeiro, 13

Samira Pires Ribeiro (Foto: Reprodução/Ag. O Globo)
Samira P. Ribeiro (Foto: Reprodução/Ag. O Globo)
Samira havia entrado este ano na Escola Municipal Tasso da Silveira, de acordo com a irmã dela, Valéria Pires.
A estudante estava no 8º ano e gostava muito de ir às aulas.
A morte deixou a família muito abalada. “Minha mãe está em estado de choque", disse Valéria.

Mariana Rocha de Souza, 12

Mariana Rocha de Souza (Foto: Reprodução)
Mariana Rocha de Souza (Foto: Reprodução)
A menina Mariana foi uma das vítimas do assassinado na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo.
"Ela era muito brincalhona, gostava de Restart e Luan Santana. Ela jogava handebol e queimada no colégio e era muito estudiosa", disse o primo de Mariana, Josimar Nunes, de 12 anos.

Ana Carolina Pacheco da Silva, 13
Ana Carolina Pacheco da Silva  (Foto: Reprodução/Ag. O Globo)
Ana Carolina P. Silva ( Reprodução/Ag. O Globo)
Ana Carolina foi a última das vítimas a ter o corpo reconhecido. A família da estudante esteve no IML em busca da menina, mas não a reconheceu entre os corpos.
A irmã, Ana Paula, disse que ela estava desaparecida desde a manhã de quinta-feira (7) e que iria continuar procurando por ela pelos hospitais da cidade.
Após a confirmação da morte, a família ficou em estado de choque.

Bianca Rocha Tavares, 13

bianca Rocha Tavares (Foto: Reprodução/TV Globo)
bianca Rocha Tavares (Foto: Reprodução/TV Globo)
O sonho dela era ser pediatra. Ela gostava muito de crianças", disse o tio da menina, Ricardo Goulart.

Géssica Guedes Pereira, 15

Géssica Guedes Pereira (Foto: Reprodução/TV Globo)
Géssica Guedes Pereira (Reprodução/TV Globo)
"Ela jogava vôlei no colégio, gostava de estudar e de dançar funk. Era uma boa colega de sala", disse Camile Nascimento, de 18 anos, irmã de uma colega de turma de Géssica.

Laryssa Silva Martins, 13

Laryssa realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Laryssa S. Martins (Foto: Reprodução/TV Globo)
"A Laryssa era uma menina meiga, tranquila e queria ser marinheira. Ela queria ganhar dinheiro para ajudar o pai, que é aposentado", contou o padrinho de Laryssa, Gerson da Silva, de 47 anos.

Milena dos Santos Nascimento, 14

Milena realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Milena S. Nascimento (Foto: Reprodução/TV Globo)
"O sonho dela era fazer faculdade e ser modelo", disse a tia de Milena, Ana Rosa Nascimento.

Igor Moraes da Silva, 13

igor realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)
igor Moraes da Sila (Foto: Reprodução/TV Globo)
“O sonho dele era ser jogador de futebol”, conta Walmir de Souza Macedo, coordenador da Escolinha de Futebol Roberto Dinamite, onde Igor jogava. “Ele era franzino por causa da idade, mas tinha qualidade, talento. Começou como lateral e já tinha passado para o meio campo”, acrescenta.

Igor era flamenguista e, em março, foi vice-campeão de um campeonato de futebol realizado no condomínio onde morava. “Ele sempre me fazia companhia para ir ao treino e voltar, pois moro no mesmo condomínio onde ele morava. Para mim vai ser difícil não encontrar mais com ele”, disse Macedo, com a voz embargada. “Na véspera da morte dele, o Igor estava muito feliz, pois a gente tinha acabado de ganhar chuteiras novas na escolinha”, finalizou.

19/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Acumulada Para Hoje Sexta - Feira Dia 20 De Janeiro De 2012

Por que O Pica Pau Não Sente Dor De Cabeça Ao Picar O Pau??
ksksk Favor Não Levem Pelo Buraco Da Maldade É A Curiosidade.

    <<<< Um Pouco Mais Sobre Essa Ave>>>>

Se procura pela ave piciforme, veja Pica-pau.
Pica-Pau PT / BR
Personagem de The Woody Woodpecker Show
Woodywoodpecker-pantrypanic1941.jpg
O Pica-Pau no desenho animado Pânico na Cozinha ("Pantry Panic"), de 1941.
Nome originalWoody Woodpecker
Nascimento1940
Origem Estados Unidos
EspéciePica-pau
FamíliaWinnie Pica-Pau (namorada)
Knothead & Splinter (sobrinhos)
Inimigo(s)Buzz Buzzard
Miss Meany
Wally Walrus
Gabby Gator
Dooley
Criado porBen Hardaway
Walter Lantz
Alex Lovy
VozMel Blanc (1940–1941)
Ben Hardaway (1942-1949)
Kent Rogers (1942-1944)
Grace Stafford (1950-1972)
Billy West (1999-atualidade)
Primeira apariçãoKnock Knock (1940)
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Woody woodpecker pantry panic.ogv
Episódio de 1941.
O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.
Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com freqüência na televisão, sendo que no Brasil, ele é atualmente transmitido pela Rede Record.
Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988


O Pica-Pau Não Fica Com Dor De Cabeça De Tanto Bicar As Árvores?
Não, Ele Nunca Vai Precisar De Analgésicos. A Cabeça Do Pica-Pau Tem Pequenas Bolsas De Ar Que Amortecem As Batidas No Crânio.


A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

18/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Hoje Quarta - Feira Dia 18 De Janeiro De 2012

Quantos Países Se Fala Em Portugues?
     <<<<<Um Popuco Maias Sobre Esse Assuntro>>>>>

Nota: Para outros significados, veja Língua portuguesa (desambiguação
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no Norte de Portugal. A parte sul do Reino da Galiza se tornou independente, passando a se chamar Condado Portucalense em 1095 (um reino a partir de 1139). Enquanto a Galícia diminuiu, Portugal independente se expandiu para o sul (Conquista de Lisboa, 1147) e difundiu o idioma, com a Reconquista, para o sul de Portugal e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.[4] É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com cerca de 272,9 milhões de falantes, o português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.[1]
Durante a Era dos Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas terras para o Império Português e, como resultado, o português dispersou-se pelo mundo. Brasil e Portugal são os dois únicos países cuja língua primária é o português. Entretanto, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colônias portuguesas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial,[5][6][7] Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África.[8] Além disso, por razões históricas, falantes do português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.[9]
O português é conhecido como "a língua de Camões" (em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas) e "a última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac[10]). Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável".[11]
Em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, um museu interativo sobre o idioma, foi fundado em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes do português em todo o mundo

                      A Língua Portuguesa É Falada Em 14 Países Do Mundo


A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

16/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Acumulada Para Hoje Terça - Feira Dia 17 De Janeiro De 2012

Quantos Quilômetros O Peixe Atum Nada Por Dia??

<<<<< Falando Um Pouco Mais Sobre Esse Peixinho>>>>>


Os atuns (género Thunnus) são um dos grupos de espécies de peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Em 2002, foram capturadas, em todo o mundo, mais de seis milhões de toneladas de atuns e "espécies-afins" (de acordo com as estatísticas da FAO[1]).

Características gerais
São peixes que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Apresenta o corpo alongado, fusiforme, boca grande e alongada, duas barbatanas dorsais bem separadas e ajustáveis a um sulco no dorso, seguidas por grupos de lepidotríquias (também na região ventral. A barbatana caudal é bifurcada e, no seu pedúnculo, ostenta duas quilhas de queratina[2].
Os atuns e espécies vizinhas têm um sistema vascular especializado em trocas de calor, podendo elevar a temperatura do corpo acima da da água onde nadam - são endotérmicos [3]. Por esta razão, são grandes nadadores, podendo realizar migrações ao longo dum oceano. Um atum pode nadar até 170 km num único dia. Normalmente formam cardumes só de peixes da mesma idade. São predadores activos. Do ponto de vista da reprodução, são dióicos e não mostram dimorfismo sexual. As fêmeas produzem grandes quantidades de ovos planctónicos que se desenvolvem em larvas pelágicas.

Espécies de atum



Existem no mundo apenas oito espécies de atum ou Thunnus (família Scombridae, classe Actinopterygii) com os seguintes nomes em português[4]:
  • Thunnus alalunga - Albacora (do nome em inglês) ou Alvacora (Açores), Atum-branco, Atum albino ou Avoador (Angola) ou Asinha (por causa das suas longas barbatanas peitorais), Bandolim e Carorocatá (Brasil) e Peixe-maninha (Cabo Verde).
  • Thunnus albacares - Albacora, Albacora-da-lage, Albacora-cachorra (Brasil), Atum, Atum-amarelo (do inglês "yellowfin"), Atum-oledê (S. Tomé e Príncipe), Atum-de-galha-à-ré (Cabo Verde), Rabão (Angola) e Rabo-seco (Cabo Verde).
  • Thunnus atlanticus (endémico no Oceano Atlântico ocidental) - Albacora, Albacora-preta ou Albacorinha, Atum-barbatana-negra ou Atum-negro.
  • Thunnus maccoyii (encontrado apenas na parte sul de todos os oceanos) - Atum-do-sul.
  • Thunnus obesus (encontrada apenas em águas com temperaturas entre 13°-29°C, mas o intervalo óptimo é entre 17°-22°C; tem um valor muito elevado no mercado, uma vez que é processado como "sashimi" no Japão) - Albacora, Albacora-cachorra (Brasil) ou Albacora-olho-grande ou Atum-de-olho-grande (do nome em inglês "bigeye tuna"), Atum, Atum-fogo (S. Tomé e Príncipe), Atum-obeso, Atum-patudo, ou simplesmente Patudo.
  • Thunnus orientalis (endêmico do Oceano Pacífico norte) - não se conhecem nomes em português, algo no mínimo curioso, uma vez que a pescaria de atum da Califórnia foi iniciada por portugueses.
  • Thunnus thynnus, atum-rabilho (típico do Oceano Atlântico; criado em instalações de aquacultura no Japão, onde a sua carne é processada como "sashimi").
  • Thunnus tonggol - Atum-do-índico, Atum tongol, Bonito-oriental (Moçambique)
Outras espécies da mesma família também consideradas atum:
  • Katsuwonus pelamis (uma das principais espécies do ponto de vista pesqueiro; forma cardumes à superfície nas regiões tropicais de todos os oceanos) - Atum judeu, Atum-bonito, Barriga-listada (Brasil), Bonito ou Bonito de ventre raiado ou de barriga listada (ou listrada) ou apenas Listado, Cachorreta ou Judeu (Cabo Verde), Gaiado, Sarrajão ou ainda Serra.
  • Cybiosarda elegans - Atum-dente-de-cão
  • Allothunnus fallai - Atum-foguete
Em Moçambique denomina-se Escolar-atum a um peixe que não é da mesma família (Thyrsites atun).
Outras espécies da família Scombridae que são populares objectos de pesca, quer comercial, quer desportiva e que muitas vezes são capturadas em conjunto com as espécies principais, são:
  • Acanthocybium solandri - Aimpim ou Cavala-aimpim ou aipim ou ainda Cavala empinge ou Guarapicu, no Brasil, Cavala-gigante ou Cavala-da-Índia ou Serra da Índia, em Portugal e Cabo Verde, ou Peixe-fumo, em Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.
  • Auxis rochei - Bonito-cachorro (Brasil) ou Judeu.
  • Auxis thazard - Albacora-bandolim, Bonito ou Bonito-cachorro ou ainda Cadelo ou Cavala (Brasil), Chapouto (Angola e Cabo Verde), Fulu fulu (S. Tomé e Príncipe) ou ainda Judeu.
E ainda várias outras espécies denominadas Sarda, Cavala ou Serra.
O fóssil de atum mais antigo que se conhece é do período Terciário.

Espécies-afins do atum

As "espécies-afins" do atum - que partilham o mesmo habitat e são capturadas em conjunto - são principalmente os "peixes-de-bico": o espadarte (Xiphias gladius), os espadins ou marlins (Makaira spp.) e os veleiros ou agulhões ou peixes-de-vela (Istiophorus spp.).

Aspectos ambientais e político-comerciais associados ao atum

Apesar de - ao contrário das espécies de peixe mais apreciadas - os atuns não terem carne "branca", mas "rosada" por causa do peculiar sistema vascular que lhes permite controlar a temperatura do corpo, os atuns são historicamente de grande importância pesqueira.
Por essa razão e, como resultado do aumento da procura de pescado no mercado internacional, algumas espécies de atum, como o "azul" (Thunnus thynnus) - típico do Oceano Atlântico - chegaram à situação de sobrepesca. No entanto, durante o século XX formaram-se várias organizações internacionais que promovem a pesca responsável dos atuns e "espécies-afins", como a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico[5], e a Comissão Inter-Americana para os Atuns Tropicais[6].
Mais recentemente, com o desenvolvimento dos movimentos ambientalistas, foram levantados problemas diferentes: apesar das pescarias de atum serem bastante específicas, verificou-se que - principalmente alguns tipos de pesca, como a pesca com rede-de-cerco e mesmo de palangre - se capturam algumas espécies indesejadas ou mesmo protegidas, como as tartarugas marinhas e os golfinhos. Por essa razão, os consumidores (principalmente nos Estados Unidos da América do Norte, mas com tendência também de se popularizar na União Europeia) são aconselhados a não adquirirem atum que não seja "certificado" como proveniente duma "pescaria responsável" ou "que protege a biodiversidade" - "dolphin-free tuna". O Aquário de Monterey, na Califórnia publica inclusivamente uma página de aconselhamento aos consumidores

Um Atum Pode Nadar Até 170 Km Num Único Dia.
A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

13/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Hoje Sexta - Feira Dia 13 De Janeiro De 2012

Qual Animal Que Da A Impressão Que Está Rindo Sem Está Tá?   
<<<<<Falando Um Pouco Da Hiena >>>>
A hiena-malhada (Crocuta crocuta) é o maior representante da família das hienas (Hyaenidae). Uma fêmea adulta chega a pesar mais de 70 kg, sendo até 12% maiores que os espécimes machos.
A hiena-malhada vive em regiões da Savana Africana, sendo considerada um extraordinário predador.[1] A fama de serem carniceiras não é merecida, pois são consideradas por alguns como caçadoras formidáveis, perseguindo suas presas a velocidades de até 55 km/h e caçando em grupos com até 100 indivíduos.[2] Por possuirem um coração "grande", seu vigor é igualmente notável, capazes de manter a perseguição a uma presa por longos períodos


Aparência
Hienas malhadas são as maiores das hienas existentes. Sua pelagem é mais curta do que de outras espécies. As fêmeas são consideravelmente maiores que os machos, medindo até 150 cm de comprimento e chegando a pesar mais de 70 kg.[3]

Alimentação

As hienas alimentam-se praticamente de tudo, desde insetos até ovos de avestruz. Também não é incomum alimentarem-se de suas própria fezes em determinados períodos. Caçam animais de médio a grande porte, como gazelas, impalas, gnus, zebras, dentre outros. A covardia é um mito: em períodos de escassez de alimentos o bando não hesita em atacar animais de grande porte como girafas, rinocerontes e até búfalos - preferindo espécimes jovens, velhos ou doentes. Ao lado do abutre e do chacal, desempenha o papel de carniceira, devorando cadáveres de animais mortos ou que estejam moribundos, além de ser notória oportunista, roubando a caça abatida por outros predadores. Possuem mandíbulas potentes e dentição bastante resistente, possibilitando alimentarem-se até de ossos.

Distribuição

As maiores populações conhecidas hyena manchado ocorrem no ecossistema do Serengeti, na Tanzânia (em número que 7,200-7,700), Kruger National Park na África do Sul (1,300-3,900) e os Masai Mara Game Reserve, no Quênia (cerca de 500-1000). Várias centenas, os indivíduos unsurveyed ocorrer em áreas de conservação do Zimbabué, o Selous Game Reserve na Tanzânia e do Okavango, em Botsuana. hienas pintadas são consideradas pela IUCN ser de menor risco de extinção no Botswana, Etiópia, Guiné Bissau, Quénia, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Zimbabwe. Eles são uma espécie ameaçada, em Benin, o Burundi (onde se pensa estar à beira da extinção), Camarões, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda e Serra Leoa. São extintos, na Argélia e no Lesoto. Existe uma carência de dados sobre o número de hienas pintadas em Angola, Burkina Faso, a República Centro-Africano, Chade, República do Congo, Côte d'Ivoire, República Democrática do Congo, Djibuti, Eritréia, Guiné Equatorial, Gana , Guiné, Malawi, Moçambique, Senegal, Somália, Sudão, Suazilândia, Togo, Uganda e Zâmbia.

Comportamento

A sociedade das Hienas é do tipo matriarcal [4] e geralmente uma fêmea líder comanda o grupo. Depois vem as fêmeas de segundo e terceiro escalão. Os machos estão na base da pirâmide, sendo totalmente submissos às fêmeas que chegam a ser 20% maiores e mais pesadas. Ao contrário dos leões, cujos machos desempenham o papel de defensores do bando.

Comportamento com outras espécies

A Hiena compete com todos os grandes predadores africanos por espaço e comida. Matam ninhadas de mabecos, chacais, guepardos, leopardos e até de leões, quase sempre de forma furtiva. Devido ao tamanho, geralmente apenas os leões são realmente temidos. Como os confrontos com grandes carnívoros costumam ser perigosos, as hienas tendem a evitar os confrontos desnecessários.

Reprodução e Sexualidade

O clitóris da fêmea é semelhante ao pênis do macho. Por isso, durante muito tempo, acreditava-se que as hienas eram hermafroditas. A gestação costuma ser de mais ou menos 110 dias, resultando em 1 ou 2 crias de coloração marrom-escuro. Diferente dos filhotes de outros mamíferos, as Hienas nascem com os olhos abertos, e os dentes são afiados como grampos. No caso de nascerem duas fêmeas, estas começarão a lutar instantaneamente, até que só reste uma. Essa rivalidade que começa tão logo saem do útero se baseia em eliminar a concorrência para assim a que sobreviver dispor de toda a atenção .
*******As Hienas Não Riem. À Noite, Elas Costumam Soltar Seu Uivo Esquisito, Que Parece Uma Gargalhada. ****

A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

12/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Hoje Quinta - Feira Dia 12 De Janeiro De 2012

Qual Animal Marinho Que Para Se Defender Ele Joga Tintas Em Seus Inimigos??

<<<<<Falando Um Pouco Mais Sobre O Povo>>>>>
Conheça o polvo, foto, espécies, molusco marinho, informações, classificação, comportamento e alimentação

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Os polvos são moluscos marinhos
que possuem 8 tentáculos, sendo que cada um possui duas fileiras de ventosas
Ficam boa parte do tempo entre rochas, escondidos dos predadores Outro
recurso para escapar dos predadores é o jato de tinta que soltam, deixando
o inimigo temporariamente sem visão O órgão reprodutor do macho é um dos
tentáculos Vivem de forma solitária, procurando o parceiro somente na época
da reprodução Alimentam-se de peixes, crustáceos e outros animais invertebrados
do mar A fêmea deposita seus ovos nas fendas que se formam entre as rochas
A reprodução dos polvos é sexuada. Possuem um corpo mole, coberto por uma
pele sensível à luz Possuem uma visão bem desenvolvida, sendo que os olhos
conseguem distinguir as cores.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: de 3 a 40 kilos (varia de acordo com a espécie)
Tamanho: podem atingir até três metros Habitat: água dos oceanos
Cor: vária de acordo com a espécie (castanho, amarelo, avermelhado, marrom).
----------------------------------------------------------------------
Um Polvo Pode Medir De Ponta A Ponta, Trinta Metros. Ele Possui Uma Bolsa Que Contém Tinta E Lhe Serve De Defesa. Atacado, Ele Solta Esse Líquido, Que Enegrece A Água Ao Seu Redor.

A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

11/01/2012

A Curiosidade Do Dia: Pergunta A Você: Hoje Quarta - Feira Dia 11 De Janeiro De 2012

Quantos Olhos Tem Uma Abelha??


<<<<<<<<< Detalhamento Sobre Essas Lindas Abelhas>>>>>>

Biologia Da Apis Mellifera

Uma abelha-rainha e suas operárias.
Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são os mais importantes agentes de polinização. As abelhas polinizam flores de cores monótonas, escuras e pardacentas (todos os tipos de flores).
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.[1][2]
A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na frente.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano, para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.
Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Se nascem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias.
Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir até ela, esse voo se chama: voo nupcial. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colmeia, as operárias fecham a porta da colmeia e deixam os machos morrerem ao frio e à fome e trituram e expulsam os que ficarem.

Anatomia Esquemática De Uma Abelha-Rainha


[editar] Pernas
A abelha, como todo o inseto, tem três pares de patas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo, e o terceiro par, chamado de patas coletoras, serve para mover pólen. Na tuba das patas coletoras fica o lavatório para o óleo: corbícula, espécie de pote. Ainda no terceiro par, fica o "escorpião", com o qual a abelha recolhe o pólen e, trocando as patas, deposita-o com o centro na corbícula direita e, com a direita na corbícula central.
Língua
A língua, ou lígula move-se num canal formado pelas maxilas e os palpos labiais, terminando num tufo de pêlos que, como uma esponja, absorve o néctar da flor.
Mandíbula e maxilar
São órgãos responsáveis por amassar as escamas de cera que a abelha expele do abdômen, utilizadas depois para construir os favos. Têm também a função de abrir as anteras das flores para extrair o pólen, varrer a colmeia e mutilar os inimigos.
Antenas
Órgãos do olfato e do tato são extremamente sensíveis. As abelhas, farejando com as antenas na escuridão, são capazes de construir favos perfeitamente geométricos.
Ferrão
O ferrão serve para injetar o caule no corpo do inimigo. Na fuga a abelha operária, quase sempre, deixa o ferrão na vítima, que é ligado ao abdomem da mesma, correndo certo risco de que na fuga deixe além de seu ferrão partes de seu abdomem, isso acontece em boa parte dos casos que o ferrão fica na vítima, a abelha acaba morrendo de 15 minutos a meia hora depois por isso.
Abdômen e tórax
São os órgãos que contém os aparelhos: digestivo (tubo faringiano, o esôfago e o estômago ou papo); o circulatório e o respiratório (o sangue é incolor e circula com as contrações do coração, pela aorta e pelo vaso dorsal. Há ainda os estigmas - orifícios por onde respiram os insetos.); o aparelho de reprodução masculino (os órgãos sexuais masculinos terminam na face dorsal do penúltimo anel da crosta) e o feminino (um par de ovários, um oviduto e um receptáculo seminial).
Órgãos da visão
Os olhos compostos são dois grandes olhos localizados na parte lateral da cabeça. São formados por estruturas menores denominadas omatídeos, cujo número varia de acordo com a casta, sendo bem mais numerosos nos zangões do que em operárias e rainhas (Dade, 1994). Possuem função de percepção de luz, cores e movimentos. As abelhas não conseguem perceber a cor vermelha, mas podem perceber ultravioleta, azul-violeta, azul, verde, amarelo e laranja (Nogueira Couto & Couto, 2002). Os olhos compostos - um de cada lado da cabeça de superfície hexagonal, permite uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes.
Os olhos simples ou ocelos são estruturas menores, em número de três, localizadas na região frontal da cabeça formando um triângulo. Não formam imagens. Têm como função detectar a intensidade luminosa.
Asas
As asas são formadas por duas membranas superpostas, reforçadas por nervuras ramificadas. Os pares de trás são menores e munidos de ganchinhos, com os quais a abelha, durante o voo, prende as duas asas formando uma só.
Sistema de defesa
 kskks Resposta:
As  Abelhas Tem Cinco Olhos. São Três Pequenos No Topo Da Cabeça E Dois Menores Na Frente
Homem Vítima De Ferroada 

A abelha operária (ou obreira), preocupada com sua própria sobrevivência e encarregada da proteção da colmeia como um todo, tem um ferrão na parte traseira para ataque em situações de suposto perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana.
Quando uma abelha se sente ameaçada, ela utiliza o ferrão no animal que estiver por perto. Depois de dar a ferroada, ela tenta escapar e, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen onde se localiza o ferrão na maioria das vezes fica presa na pele do animal e, em alguns casos, a abelha perde uma parte do intestino, morrendo logo em seguida. Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas da vítima e ainda sobreviver.
Os orgãos prejudicados das abelhas em caso de o ferrão ficar preso na vitima e levar orgãos juntos variam de intestino até o coração.
A ferroada da abelha no ser humano é muito dolorosa, e a sensação instantânea é semelhante a de levar um choque de alta voltagem. Seu ferrão é unido a um sistema venenoso que faz com que a pele da vítima inche levemente na região (cerca de 2 cm ao redor), podendo ficar avermelhada, dolorida e coçando por até dois dias.
Apesar disso, o veneno (baseado em Apitoxina) não causa maiores danos. Esse veneno é produzido por uma glândula de secreção ácida e outra de secreção alcalina embutidas dentro do abdômen da abelha operária. O veneno, em concentração visível, é semi-transparente, de sabor amargo e com um forte odor. Pode ser usado eventualmente com valor terapêutico e tem alguns efeitos positivos na região em que foi injetado. O veneno pode ser também um perigo grave ou mortal em grande quantidade para quem é alérgico à sua composição.
A vida das abelhas
As abelhas são insectos que vivem em sociedades heterotípicas (com distinção de funções dentro da sociedade). Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geleia real, cera e própolis, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.
Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colmeia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, cerca de 400 zangões.
Abelha-rainha
Ver artigo principal: Abelha-rainha
A rainha é personagem central e mais importante da sociedade. Seu tamanho é quase duas vezes maior do que o das operárias, e sua única função do ponto de vista biológico é a postura de ovos e manter a ordem na colmeia usando feromonios que só ela possui. Única fêmea com capacidade de reprodução, a rainha nasce de um ovo fecundado, e é criada numa célula especial - diferente dos alvéolos hexagonais que formam os favos - uma cápsula denominada realeira, na qual é alimentada pelas operárias com a geleia real, produto riquíssimo em proteínas, vitaminas e hormônios sexuais. A geleia real é o alimento único e exclusivo da abelha-rainha, durante toda sua vida. A partir do nono dia, ela já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões. Caso apareça outra rainha na colmeia, ambas lutarão até que uma delas morra.
Imagens
A Resposta Da Curiosidade, Responda Pelos Contatos Da Rádio Comunitária  Nativa Fm:>>> Fones (088) 3424-2115 # 3424-1350 Tem O Celular Da Tim ( 04188 ) 9661 -1491 Nosso Site > www.nativafm.radio.br E Boa Sorte!!! Apoio Rádio Comunitária Nativa Fm E Adriano Divulgações

Em breve você poderá trocar a bateria do celular em casa; entenda

 Olhar Digital > Produtos e Reviews > Em breve você poderá trocar a bateria do celular em casa; entenda                               ...

Zap Elder e Nativa Fm E Na Jane

Assista ao debate com os candidatos à Presidência da República – na Record 30-09-2018

TeraBox